Primeiro vou falar com vocês o que são esses fios de sustentação que são suturas feitas de material biocompatível utilizadas para o tratamento de flacidez, marcas de expressão e sulcos no rosto e pescoço. Implantados em pontos específicos, eles proporcionam um efeito “lifting” imediato.
Além de suspender a pele, os fios também combatem o envelhecimento de outra maneira: estimulam a produção de colágeno no local, firmando a pele e conseguindo um rejuvenescimento facial contínuo e progressivo.
Muitos pacientes puxam o rosto com os dedos e perguntam se o fio de “sustentação” faz esse efeito permanente de esticamento da pele. E para surpresa da maioria, a resposta é que NÃO faz! O fio sofre hidrólise e se desintegra em até 3 meses, a linha do fio vira colágeno.
Quando ele se desmancha, essa é a parte boa dele, ele vira um excelente bioestimulador de colágeno com resultados duradouros! Ao se desmanchar, as garrinhas que estavam dando lifting a pele, perde a tração e a pele cai novamente mas não deixa de ficar melhor, já que teremos muito mais colágeno que antes.
A seguir vamos tirar algumas dúvidas comuns a respeito do procedimento:
1 -Em que regiao do corpo podem ser usados os fios de sustentação ?
ptose dos supercílios;ptose da linha mandibular (buldogue);flacidez no pescoço;papada;perda de volume na bochecha;sulco nasogeniano (bigode chinês);sulco labiomentoniano (ruga da marionete).
2- Para quem os fios de sustentação são indicados?
Pessoas acima de 30 anos que apresentem flacidez leve e moderada. E o resultado também é melhor quando a pele não é muito fina ou muito grossa.
3- Quais são as contraindicações dos fios de sustentação?
O procedimento é contraindicado em pessoas com doenças autoimunes como o lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo, ou com uma infecção no local.
4 – Qual o tipo de fio de sustentação mais usado?
Em geral, os fios usados são os de materiais biocompatíveis, pois com o tempo os fios são absorvidos pelo organismo e os efeitos desaparecem. Mas são resistentes, têm absorção mais lenta e seus efeitos duram em torno de um ano e meio. E o responsável pela sua harmonização facial irá indicar o melhor produto.
5- Quais os benefícios dos fios de sustentação em relação à cirurgia plástica?
O procedimento é pouco invasivo e a recuperação muito menor que o de uma cirurgia plástica
6- O procedimento provoca dor?
O procedimento é indolor uma vez que é utilizada anestesia para aplicação. É comum após a colocação dos fios sentir um pouco de dor na região, mas que cessa com o passar dos dias.
7 – Como é a recuperação dos fios de sustentação?
Enquanto alguns pacientes podem sentir um pouco de dor, vermelhidão e inchaço logo após a aplicação dos fios de sustentação, a maioria não sente nada e pode retornar ao trabalho imediatamente.
8 – Quais os cuidados depois de colocar os fios de sustentação?
Dormir de barriga para cima, não fazer expressões faciais exageradas e não esfregar o rosto por pelo menos uma semana após o procedimento. E é recomendável não praticar atividades físicas nesse período.
9 -Qual o resultado dos fios de sustentação?
Os fios são usados para tratar a flacidez, porém seu poder de tração da pele é limitado. Mas , os resultados do procedimento são muito bom quando os fios são posicionados nos locais e ancorados nos tecidos. Seus efeitos podem ser observados logo após o procedimento, contudo, o efeito final é atingido após 40 a 60 dias.
10 – Quanto tempo duram os fios de sustentação?
Os resultados de fios de sustentação podem durar de 12 a 24 meses, variando conforme o paciente.
11 – Os fios de sustentação são indicados para homens?
Sim, tanto homens quanto mulheres podem utilizar os fios de sustentação para fins estéticos.
12 – Se o procedimento de colocar os fios de sustentação der errado, tem como reverter?
Todo procedimento estético está sujeito a problemas, seja pela forma como os fios foram aplicados ou pela resposta do seu organismo, o resultado pode não ser o esperado. Mas , é possível reverter o procedimento de fios de sustentação, caso o resultado não seja o esperado.