A grande queixa nos consultórios de estética são as olheiras, cuja origem pode ser genética, ou devido a noites mal dormidas, ou o acúmulo de hemossiderina, que é um pigmento presente no sangue responsável pela coloração arroxeada das olheiras. Esse pigmento faz com que a circulação sanguínea local não funcione corretamente.Além disso, o envelhecimento também contribui para o desenvolvimento das olheiras. Mas em todos os casos elas são temidas, pois intensifica ainda mais a aparência de cansaço.
É indiscutível que com o passar dos anos os tecidos ao redor dos olhos se degeneram naturalmente, podendo ocorrer o aumento da vascularização, seja em número, ou em tamanho dos vasos. A flacidez por conta do envelhecimento pode levar a frouxidão e excesso de pele, surgem rugas e acúmulo de bolsas de gordura, e tudo isso provoca uma sombra na cavidade ocular e muita profundidade.
Logo são três os principais fatores que causam as olheiras: os vasos sanguíneos na região, as manchas na pele e a profundidade abaixo dos olhos à medida que envelhecemos. Um detalhe importante é que como essa pele é muito fina, tende a escurecer mais facilmente.
Qual é o melhor tratamento?
As olheiras podem ser suavizadas com a aplicação do ácido hialurônico, um componente presente de forma natural no corpo humano, solúvel em água. O ácido hialurônico vai ajudar na hidratação e na indução de colágeno, preenchendo imperfeições e melhorando a elasticidade,resultando numa aparência mais jovem e descansada.
O preenchimento com o ácido hialurônico é feito somente na goteira lacrimal e na região do pré-maxilar para possibilitar uma sustentação. Esse componente preenchedor vai agir na profundidade da olheira,provocando certo clareamento porque vai atuar acima dos vasos. Dessa maneira, nivelará a pele abaixo dos olhos com o resto da face, dando volume à área, com resultados visíveis já no momento da aplicação.
Como é o procedimento?
O procedimento é feito no próprio consultório, em uma única sessão de aproximadamente 30 a 40 minutos, é praticamente indolor e usa-se uma técnica minimamente invasiva com cânula para injetar o ácido hialurônico. O preenchimento tem a durabilidade de 6 a 12 dependendo de diferentes fatores. E deve ser repetido de tempos em tempos para garantir uma boa manutenção.