A toxina botulínica é usada para atenuar, evitar rugas e marcas de expressões no rosto.
Entretanto, muito antes da toxina botulínica ser utilizada para o rejuvenescimento no Brasil, em 1992, ela foi pesquisada originalmente para fins terapêuticos. E, hoje é um aliada no tratamento de algumas doenças e amplamente utilizada para fins estéticos, presente na maioria dos procedimentos.
A toxina botulinica é o produto mais usado na harmonização facial e uma aliada de todas as pessoas jovens e maduras
A toxina botulínica ´é indicada no combate a rugas e linhas e cada vez mais o procedimento tem sido usado tanto por homens, como pelas mulheres atuando preventivamente aos 20, 25 e 30 anos de idade. E nesse caso, ela age preventivamente tratando as rugas dinâmicas, marcas de expressão, rugas entre as sobrancelhas, região da testa, e é possível também arquear as sobrancelhas.
Já aos 50 anos, há queda dos níveis hormonais e a pele fica mais fina, ressecada e sem brilho, logo, aparecem as rugas de média profundidade, e a toxina botulínica vai ser decisiva para atenuar os sinais da idade, que evidenciam nas marcas ao redor dos lábios e rugas profundas entre as sobrancelhas.
A toxina é injetada no músculo que provoca a ruga por meio de agulhas finas, e não diretamente na linha de expressão, pois não tem o efeito de preenchimento.
O efeito da toxina é percebida após 48h da aplicação e com 15 dias alcançará o seu efeito máximo. E é importante que o paciente retorne à clínica para que o profissional faça uma avaliação e verifique a necessidade complementação ou ajustes tratamento . A ação da toxina na pele dura de 4 a 6 meses
Além da estética, a toxina botulínica pode ser usado como um grande aliado no tratamento de algumas doenças:
A toxina botulínica foi usada para fins terapêuticos no Brasil, desde 1992, antes mesmo do uso estético, que começou somente no ano 2000. As primeiras indicações da toxina foram para o estrabismo (desalinhamento dos olhos) e o blefaroespasmo (ato de piscar os olhos de maneira descontrolada).
A toxina botulínica age entre o músculo e a terminação nervosa. O nervo passa a mandar menos informação para o músculo e, consequentemente, ele relaxa. Devido a esse relaxamento a toxina botulínica é uma importante aliada para o tratamento de pessoas que sofrem com algum tipo de rigidez muscular, as chamadas espasticidades(contrações involuntárias dos músculos, espasmos musculares)
A toxina botulínica também é muito usada em crianças que sofrem de paralisia cerebral, pois faz com que o músculo fique relaxado, o corpo se adapte e a criança passe a andar melhor.
Com a toxina botulínica também é possível bloquear sinais de dor decorrentes de enxaqueca crônica, bruxismo, sequelas de lesões encefálicas, de AVC, de traumatismo craniano, doença de Parkinson e esclerose múltipla.