Como é o procedimento:
O lifting com fios de PDO pode ser realizado em diferentes idades, e sua colocação vai depender muito da avaliação de cada paciente. Esse procedimento vai ser responsável por suspender os tecidos da face com fios de PDO e é indicado principalmente para amenizar a flacidez. Esses fios agem estimulando a produção de colágeno. A técnica tem duração de 30 e 40 minutos.
A recomendação é que seja colocado a partir dos 30 anos, ou quando a pele tiver um excesso de flacidez, mas é preciso passar por um profissional para avaliar se realmente há necessidade deste ou outro procedimento.
As áreas de maior recomendação para o procedimento de implante de fios são:
– Contornos do rosto (malar, mandíbula, etc) para redefinição
– Sulcos faciais (“bigode chinês”, “linha de marionete”, “bochechas de buldogue”)
– Pescoço e papada
Além dessas regiões, ainda é comum observar a utilização de fios em áreas como glabela (entre sobrancelhas) e olhos (“pés de galinha”), ou até mesmo no corpo (braços, abdômen, interno de coxas, etc)
Os resultados do tratamento permanecem por cerca de 12 a 24 meses ,mas devido ao estímulo de colágeno podem durar até mais.
O que não pode fazer depois de colocar fios de sustentação?
É indicado que nas 3 semanas depois do tratamento, o paciente durma de barriga para cima, e não esfregue o rosto, e nem pratique esporte de alto impacto, ou faça movimentos faciais bruscos como gargalhar ou dar bocejos exagerados.
Quantos fios de sustentação são necessários?
Geralmente, são inseridos entre 4 a 8 filamentos, dependendo do grau de flacidez apresentado. As perfurações fecham imediatamente e não há necessidade de incisões. Além disso, o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento e não há necessidade de afastamento de suas atividades trabalhistas.
Como ocorre o processo de estímulo de colágeno através dos fios?
O efeito de rejuvenescimento promovido pelo procedimento de implante de fios pode ocorrer de duas formas. A primeira é através da inserção dos próprios fios, pois a tração mecânica produzida pelas “garras” que se fixam nos tecidos da face, são capazes de promover o efeito de sustentação, puxando os tecidos e, portanto, acarretando um efeito imediato (porém leve) de lifting – amenizando a flacidez.
Além disso, a Polidioxanona, o material que compõe o fio, é uma substância capaz de estimular a atividade das fibras elásticas e dos fibroblastos (células indutoras de colágeno) durante todo o período em que o fio estiver implantado nos tecidos.