O colágeno é uma proteína de rápida absorção e pode ser encontrada naturalmente no nosso organismo. O colágeno contribui para a elasticidade da pele, saúde das unhas, cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como ossos, tendões e articulações. A principal função do colágeno na pele é dar firmeza, elasticidade e sustentação.
A medida que envelhecemos há uma redução dessa proteína. Desse modo, vamos adquirindo rugas, flacidez e perda do contorno facial. É possível suprir essa perda evitando sol, tabaco, álcool, alimentos como gordura e açúcar e adotar uma dieta saudável. Mas, se ainda com estes cuidados, você tiver pouco colágeno na pele, há algumas maneiras de fazer essa reposição por meio dos bioestimuladores.
Você sabe o que são os bioestimuladores de colágeno?
Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis , biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e são absorvidas sem prejudicar o organismo. E, quando injetadas na pele repõe o volume e diminuem a flacidez adquirida ao longo do processo de envelhecimento. Este procedimento é minimamente invasivo, portanto pode ser feito num consultório, com um profissional habilitado. Em curto prazo, a pele ganha nova textura, elasticidade, brilho e firmeza na medida certa.
Quais são os resultados esperados após o tratamento com bioestimuladores injetáveis?
– Estimular o organismo a produzir colágeno
– Repor volume
– Suavizar os sinais de envelhecimento e melhorar a flacidez
– Reestruturar a pele
Como são aplicados os bioestimuladores de colágeno?
De acordo com a avaliação do profissional na pele do paciente, o produto é distribuído em pontos estratégicos da face, com auxilio de uma microcânula, bem fina. O uso desta ferramenta diminui o inchaço após o procedimento e os roxos que possivelmente poderão surgir.
Depois da aplicação qual a orientação a ser dada ao paciente?
O paciente pode retornar às suas atividades normalmente, devendo evitar apenas os esforços físicos por 24 horas, já que a área fica sensível e dolorida. É bom também evitar piscina e sauna, que trazem risco de contaminação. A aplicação pode ser de 1 a 3 sessões, variando em função da necessidade do paciente e da substância escolhida pelo profissional.
Qual a duração do colágeno na pele
Após a aplicação, o estímulo do colágeno dura por até 18 meses, mas essa durabilidade pode variar. Isso vai depender da idade, tipo de pele e estilo de vida. Cada pessoa tem a sua capacidade individual de produzir o colágeno.