Você sabia que pode reverter um procedimento estético que não foi satisfatório, ou que o resultado trouxe complicações para o paciente? Sim. É possível reverter desde que esse procedimento seja feito usando o ácido hialurônico.
Como é feita essa reversão?
O profissional da harmonização facial, usa uma enzima de proteína que quebra o ácido hialurônico do local que foi preenchido. Essa enzima é a hialuronidase que vai despolimerizar o ácido hialurônico.
A hialuronidase tem efeito imediato e com duração de ação de 24 a 48 horas. Assim que iniciamos o processo de injeção da hialuronidase, o preenchimento dessa área começa a se decompor e amolecer imediatamente.
Você nota que há uma aparência reduzida nas áreas de preenchimento 48 horas após a injeção.
Mas, como todos os preenchimentos são diferentes, ou seja, podem ter alta concentração de ácido hialurônico, nesse caso a hialuronidase pode exigir várias sessões para reverter. Por isso, o resultado só é sentido mesmo depois de algum tempo.
Intercorrências que podem acontecer com Ácido Hialurônico e que torna viável reverter com hialuronidase
- Migração de Produto
Por ser o preenchimento bastante macio e móvel nas primeiras 48 horas após o tratamento, pode haver alguma compressão do preenchimento em torno das áreas de maior contração muscular ou se um paciente inchar muito após o tratamento, isso também pode causar alguma compressão ou movimento do produto que migra para outro local.
- Protuberâncias e saliências
As áreas onde vemos protuberâncias e inchaços, infelizmente, são na depressão e nos lábios. Os lábios, devido à alta função muscular da área, e as diferenças de tecido de paciente para paciente.
Efeitos colaterais da hialuronidase
Assim como há riscos ou eventos adversos associados à injeção de preenchimento dérmico, a hialuronidase em si não é isenta de riscos, pois pode causar: desconforto temporário da injeção, vermelhidão, inchaço e hematomas e é muito raro alergias.
DICA: Se for a primeira exposição do paciente à hialuronidase, faça um teste de contato no braço para garantir que o paciente não seja alérgico ao produto antes de prosseguir com a dissolução do preenchimento nos tecidos faciais.