Um assunto muito divulgado recentemente em variados veículos de comunicação foi sobre o ETIP que é o Edema Transitório Intermitente Persistente que acontece com alguns pacientes a reação a preenchedores com ácido hialurônico. Trata-se de uma reação rara que estes pacientes desenvolvem quando têm alguma infecção respiratória .
A cantora Joelma apareceu com o rosto inchado num show e a justificativa que a cantora diz foi porque contraiu o vírus Covid-19 e recentemente tinha passado por um procedimento com ácido hialurônico.
Mas, isso não é algo para assustar, como mencionado acima, é muito raro de acontecer, mas ainda assim o efeito é transitório. Para melhorar, o indicado é colocar gelo no local, tomar anti-inflamatório e até corticóide.
A explicação para o ETIP é que o corpo gera uma reação cruzada com o ácido hialurônico, ou seja, o anticorpo produzido para agredir o microorganismo que causou o quadro infeccioso, principalmente respiratório, reconhece a molécula do ácido hialurônico como se fosse um agente agressor, desencadeando o edema. E isso pode se repetir, depois de algum tempo.
Caso o surgimento do edema se torne frequente ou não desapareça, é necessário recorrer a hialuronidase, uma enzima que dissolve o ácido hialurônico.
Não se esqueça que o ETIP é uma condição rara. Os pacientes não precisam ter medo de fazer preenchimento com ácido hialurônico. Os preenchedores são muito seguros. É compatível com o nosso corpo. O ácido hialurônico também tem várias densidades diferentes que podem ser usadas em cada parte do rosto, os pesados são utilizados em aplicações mais profundas, e os leves, em aplicações superficiais. Desse modo, minimiza-se qualquer tipo de intercorrência associada a esses produtos