O botox não tem efeito só estético, ele também tem efeito funcional. Logo, quando bem indicado, não tem idade para a sua aplicação. Atualmente esse procedimento vem sendo realizado tanto por homens e por mulheres que desejam retardar os efeitos do envelhecimento de forma preventiva ou corretiva.
O botox usado de forma preventiva
Pode-se falar que a aplicação pode ser feita de forma preventiva quando surgem os primeiros sinais de envelhecimento, ou seja entre 25 e 30 anos, porém é preciso passar por uma avaliação criteriosa de um profissional de harmonização orofacial.
Já é comum os jovens começarem a procurar pela técnica bem mais cedo. Logo, quanto mais precoce for feita a aplicação do botox, maior é a redução das marcas de expressão e prevenção do aparecimento precoce das rugas. Este procedimento também é indicado para pessoas que fazem muitos movimentos faciais ou aquelas que têm mais predisposição genética para o envelhecimento.
Em resumo, o botox preventivo possibilita:
- amenizar a prevenção de rugas
- levantar as sobrancelhas e nariz
- redução do sorriso gengival
- diminuição de rugas no pescoço e colo
- tratar a hiperidrose.(suor em diversas regiões do corpo como palma das mãos, pés, axilas, rosto, etc)
Como é ação do botox no nosso organismo?
O botox refere-se a uma marca que comercializa a toxina botulimica tipo A, uma substancia que atua como um bloqueador neuromuscular temporário impedindo a contração da musculatura na qual é aplicada. Quando a substância botulímica é injetada nas rugas, ela bloqueia a transmissão dos estímulos dos neurônios e impede parcial ou totalmente essa contração. O botox é utilizado para tratar as rugas dinâmicas que surgem quando fazemos uma expressão facial (como os pés de galinha e as linhas da testa). Nesse caso, o tratamento tem seu mecanismo baseado na paralisação do músculo. Os efeitos da substância são temporários permanecendo entre 4 a 6 meses de acordo com o paciente.
O botox usado de forma corretiva
O botox pode ser usado também de forma corretiva, ou seja, à medida que envelhecemos. Nessa fase da vida há uma redução de colágeno e o ácido hialurônico tem produção bem reduzida pelo organismo. Dessa forma, pessoas com mais de 40 ou 50 anos devem aplicar botox com mais periodicidade, pois as rugas dinâmicas são mais evidentes.
Quando é possível notar o efeito do botox ?
O botox não tem efeito imediato. O resultado estético do botox pode ser notado de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. E os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses. E a nova aplicação para a manutenção do procedimento, deverá ser feita mediante análise do profissional de harmonização orofacial.
Quais os cuidados após a aplicação do botox?
É recomendado não massagear a região tratada para que não ocorra difusão (migração) do produto para áreas não desejadas e evitar a prática de exercícios físicos por 48 horas.
Para quem o botox está contra-indicado?
- Pessoas com alergia a qualquer componente da formulação da toxina (o profissional analisará cada caso).
- Pessoas com doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.
- Mulheres grávidas ou com amamentação em andamento.