O principal objetivo da harmonização facial é oferecer tratamentos estéticos que utilizam uma combinação de técnicas de preenchimento proporcionando mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, promovendo também o rejuvenescimento, sempre com seriedade, segurança e respeitando a peculiaridade de cada paciente.
Mas nem sempre é isso que acontece. Há profissionais que pecam pelo excesso de procedimentos, substância/ produtos, ao executarem os tratamentos faciais.
Isso ocorre, ou pela própria vontade do paciente que contrata os serviços e também pela postura do profissional que leva mais em conta a questão financeira do que o resultado natural nos procedimentos, bem como a saúde do paciente.
Por isso, o resultado nem sempre é adequado, com pacientes apresentando intercorrências, ou exageros nos procedimentos como boca muito volumosa, bochechas muito proeminentes, rostos mais quadrados, etc.
Mas, felizmente, há profissionais sérios que prezam a naturalidade, respeitam os traços físicos do paciente, fazem uma avaliação respeitando as peculiaridades de cada um e realmente só realizam procedimentos que vão passar naturalidade e harmonia.
Mas o que seria a naturalidade?
A técnica consiste na aplicação de produtos e procedimentos em quantidades menores do que em outros tratamentos, com o objetivo de evidenciar o que já é bonito no paciente e corrigir pequenas imperfeições que o incomodam, sem perder a naturalidade. É um verdadeiro up na aparência, de maneira leve e equilibrada.
O que o profissional vai determinar a naturalidade na harmonização:
- Em alguns casos, ao invés de utilizar mais mls de ácido hialurônico, investir em quantidades bem menores de ácido possível para o procedimento ficar mais natural.
- Aplicação de toxina botulínica (Botox) e aplicação de ácido hialurônico em pontos específicos da face, de maneira bem leve.
- A sustentação da pele é realizada por meio de procedimentos não invasivos como laser e o ultrassom microfocado.
- Também é o profissional quem determinará a quantidade de sessões necessária para atingir os resultados pretendidos e qual o período de retoque do procedimento, já que isso irá variar de acordo com o tipo de problema tratado, a idade do paciente, seus hábitos e estilo de vida
E é assim, que os procedimentos estéticos devem ser feitos, na medida certa e, sem exagero. O resultado será obtido gradativamente e de maneira muito mais satisfatória e natural, sem comprometer a saúde e a integridade do paciente.