Se ao sorrir, você expõe muito a gengiva, e isso for motivo de incômodo, saiba que há casos em que não é necessário submeter a cirurgia e, sim, é possível ser tratado somente com a toxina botulinica.
É considerada uma grande exposição gengival, quando ao sorrir, a pessoa eleva muito o lábio superior , geralmente uma elevação maior do que 4 milímetros já dá para considerar a hipótese de uma intervenção estética.
São diversos os fatores que levam uma pessoa a ter a gengiva mais exposta:
- hipertrofia gengival,
- distúrbios hormonais,
- lábios pequenos,
- excesso de maxilar,
- hiperatividade dos músculos elevados,
- coroa curta dos dentes.
A toxina botulinica vai atuar no tratamento do sorriso gengival impedindo a contração muscular, impedindo que a gengiva se evidencie quando o paciente sorrir. Essa é uma excelente alternativa para quem não quer passar por procedimentos mais invasivos.
Os resultados da toxina botulínica para a correção gengival são temporários, podendo durar até seis meses. Depois desse período há uma volta da função neuromuscular. Logo, a toxina não é uma abordagem curativa, mas é paliativa e resolverá o problema.
Como é feita a aplicação da toxina botulinica para esse tipo de correção gengival?
A toxina é injetada dentro dos músculos responsável pela elevação do sorriso através de cânulas finas, aliviando a expressão facial e consequentemente a assimetria.
Quanto tempo dura a toxina para a correção do sorriso gengival?
Os efeitos dessa técnica iniciam em aproximadamente 48 horas após a aplicação e somente após 15 dias é que o tratamento terá efeito completo. Em média os resultados da aplicação duram de 4 a 6 meses, quando uma nova aplicação é necessária.
Quais outros tratamentos possíveis para a correção do sorriso gengival?
Há outros tratamentos para a correção do sorriso gengival como as plásticas nas gengivas ou aparelhos ortodônticos ou cirurgias. Mas esses procedimentos são mais demorados, de custo elevado, e dependendo do grau de exposição da gengiva, a toxina pode ser o meio mais viável, rápida e efetiva para a correção desse problema. O cirurgião – dentista é que irá avaliar o procedimento mais adequado para cada indivíduo.