Que as mulheres ficam mais lindas durante a gravidez, todos sabem. Mas mesmo assim, a maioria das gestantes não abrem mão da vaidade. É comum, portanto, que apareçam dúvidas sobre quais tratamentos estéticos podem ser realizados sem prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Recomendamos sempre conversar com seu obstetra antes, pois algumas gestantes podem apresentar quadros de saúde bastante específicos que inviabilizam alguns procedimentos. O grande segredo para aproveitar a maternidade da melhor maneira possível, e saber equilibrá-la com os cuidados de beleza. Mas como fazer isso sem prejudicar a saúde do bebê?
Então, vamos ao que PODE:
- Limpeza facial: Pode ser feita, mas preferencialmente usando produtos hipoalergênicos.É um procedimento benéfico principalmente para a s gestantes que tem a pele mais oleosa.
- Peeling de Cristal: (microdermoabrasão) São grãos de cristais que esfoliam a pele. É um procedimento realizado mecanicamente, sem uso de substâncias.
- Hidratação capilar: A recomendação é evitar aplicação do produto na raiz, pois ela fica mais oleosa em decorrência das alterações hormonais. E sempre dê preferência para produtos naturais.
- Drenagem linfática: A partir do primeiro trimestre da gravidez – o corpo está mais vascularizado e retendo mais líquido. Por isso, a drenagem feita por um bom profissional é indicada.
- Não podemos esquecer de que uma pele linda e bem cuidada precisa de protetor solar. Seu uso é liberado durante toda a gravidez.
- Além disso, os esmaltes, cremes hidratantes, cremes à base de vitamina C, maquiagem, shampoos e sabonetes são liberados. Podemos e devemos nos cuidar!
- Destaque importante: fique atenta às recomendações da Agência Vigilância Sanitária (Anvisa),que contraindica o uso de substâncias como o chumbo, cânfora e ureia acima de 3%. Olhe sempre a embalagem dos produtos analisando a composição.
Então, vamos ao que NÃO PODE:
- Não pode fazer tratamentos para estrias: radiofreqüência e afins (técnicas como luz pulsada, cremes para celulites não são indicados)
- Não devem ser realizados os tratamentos que utilizam ácidos.
- É contraindicado depilação a laser
- Não pode fazer peelings químicos
- Coloração capilar e corporal: Deve ser especialmente evitado o tratamento químico seja para o corpo ou cabelo ( tinturas, produtos que levem amônia e formol)