As rugas de marionete são rugas que estão localizadas desde os cantos do nariz até o canto da boca, são os sulcos labiomentonianos. Essas linhas, ao longo do processo de envelhecimento com a perda do colágeno formam vincos e faz com que haja perda de volume nas bochechas, aprofundando as linhas nasolabiais e causando vincos ao longo da boca e da mandíbula.Elas ganharam essa denominação por lembrarem os traços dos bonecos de marionete.
Para o tratamento dessas rugas é indicado:
1 – Tratamentos de pele
Procedimentos que induzem colágeno, como o microagulhamento, onde é usado um dispositivo com pontas de agulha muito finas e oscilantes para fazer punções controladas na pele ,essas microlesões estimulam o processo natural de cicatrização de feridas do corpo. Isso resultará em um aumento de colágeno e elastina, o que pode melhorar a aparência de rugas, cicatrizes e a textura geral da pele
2 – Ácido retinóico
Ele funciona esfoliando e estimulando a renovação celular, reduzindo a inflamação e aumentando a produção de colágeno e elastina. O resultado é redução de linhas finas e rugas e textura da pele mais suave.
3 – FPS
O uso de protetor solar na prevenção de rugas. Vale lembrar que o protetor protege do sol e das luzes das telas de celulares
4-Dieta
É importante comer uma dieta nutritiva. O ideal é inserir uma variedade de frutas e vegetais para ajudar a combater os radicais livres prejudiciais. Foque em proteínas magras, para facilitar a reconstrução de colágeno e elastina e gorduras saudáveis e ômegas-3 encontrados em abacates, sementes de linhaça, nozes e salmão.
5 – Preenchimentos de ácido hialurônico
Os preenchedores de ácido hialurônico, por exemplo, quando injetados corretamente, suavizam as linhas e repor o volume facial perdido..Os resultados duram aproximadamente um ano, dependendo do produto usado e do local do de aplicação.
Sleep lines.
As sleep lines nada mais são do que as rugas do sono, que surgem no rosto e no colo, principalmente, em decorrência do ato de dormir em uma mesma posição ao longo da vida.
As marcas podem sumir ao longo do dia, mas com o passar dos anos, elas podem se tornar permanentes. Para evitá-las, a receita mais simples é dormir de barriga pra cima, impedindo a compressão de uma mama sobre outra e do rosto sobre o travesseiro.
As sleep lines se agravam, principalmente, após os 30 anos de idade, quando a produção de colágeno cai, já que é uma proteína que garante sustentação à pele, deixando a pele mais flácida e com rugas.
Outra boa alternativa é optar por travesseiros mais macios e por fronhas de seda, que geram menos atrito com a pele. Manter o rosto e o colo bem hidratados e consultar com frequência um dermatologista de confiança, garante que a flacidez dessas regiões sejam tratadas de forma eficaz
Porém, se já existirem rugas, os vincos podem ser atenuados com procedimentos como:
Preenchimento com ácido hialurônico
Por meio do preenchimento com ácido hialurônico é possível dar volume a estruturas que sofreram mudanças ao longo do tempo, promovendo um efeito lifting sem cirurgia.
Microagulhamento
A Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA), também conhecido como microagulhamento, é um excelente tratamento para as rugas do sono. Através de micropunturas na pele, uma inflamação controlada é induzida.