Quando você sorrir a sua gengiva fica bastante exposta? Seu lábio superior fica mais elevado mostrando grande parte da gengiva? E isso te incomoda muito? Pois bem, é possível corrigir o sorriso com procedimentos como a gengivectomia, gengivoplastia e com a injeção da toxina botulínica. Cada procedimento é feito de acordo com a avaliação de cada paciente.
O excesso da gengiva pode ser causado:
- pela erupção dentária alterada,
- condição anatômica genética que faz os dentes parecem menores pelo crescimento excessivo da gengival,
- crescimento excessivo do maxilar,
- pode ser causada pela periodontite, ou seja, inflamação nos tecidos que dão suporte aos dentes
Como corrigir o sorriso gengival?
Os procedimentos mais utilizados para tratar a condição são a gengivoplastia, gengivectomia e procedimento com o uso da toxina butulínica. O cirurgião -dentista que vai avaliar qual a técnica mais adequada para cada causa. Por isso, a escolha do procedimento deve ser discutida com o especialista em harmonização facial . Entenda melhor como funciona cada um deles
Gengivectomia
O cirurgião dentista retira o excesso de gengiva, causado principalmente pela periodontite, que provoca destruição da região gengival e dos ossos dos dentes. Após a remoção, que é feita com anestesia, um “cimento” cirúrgico é colocado. O paciente permanece com ele por sete dias, até que a gengiva fique totalmente cicatrizada. Todo o procedimento pode levar até 40 minutos.
Gengivoplastia
É um tratamento estético onde o dentista remove parte do tecido gengival que não está envolvido com o suporte do dente. O paciente apto para fazer este procedimento não deve ter problemas de periodontite ou outra doença bucal que altere a gengiva. O procedimento pode levar de 15 a 20 minutos
Toxina botulínica
Esse é um dos procedimentos mais indicados para quem sofre com hiperatividade muscular dos lábios –condição em que a musculatura da região se contrai excessivamente. A injeção da toxina inibe a contração muscular, e ao contrários das outras técnicas, a aplicação da toxina botulínica dura de quatro a seis meses, dependendo de cada paciente.