A harmonização facial é um conjunto de técnicas estéticas que visam corrigir imperfeições e melhorar a aparência do rosto. Um dos problemas que pode ser corrigido com a harmonização facial é o sorriso gengival, que ocorre quando a gengiva fica exposta ao sorriso, deixando os dentes menores aparentes. O sorriso gengival pode ser causado por vários fatores, incluindo dentes mais curtos ou uma gengiva mais externa.
A correção do sorriso gengival com toxina botulínica é uma técnica não invasiva que pode ajudar a melhorar a aparência do sorriso. A toxina botulínica é injetada na região da gengiva, ajudando a reduzir a gengiva e aumentar o tamanho aparente dos dentes. A técnica é segura e eficaz, proporcionando resultados duradouros por até 6 meses.
Em geral, a harmonização facial pode ser uma opção segura e eficaz para corrigir imperfeições, melhorar a aparência e aumentar a autoestima. A escolha do tratamento ideal deve ser feita após uma avaliação individualizada com o médico, levando em consideração as necessidades e expectativas de cada paciente.
A estética gengival no sorriso é tão importante quanto à estética dos elementos cdentários. A exposição excessiva do periodonto ao sorrir caracteriza o sorriso gengival.
Dentre os fatores que levam a esse tipo de sorriso é a erupção passiva alterada, no caso dessa etiologia uma alternativa de tratamento não invasiva se baseia na aplicação da toxina botulínica tipo A que deve ser injetada nos seguintes músculos: o elevador do lábio superior e asa do nariz; o músculo elevador do lábio superior; e os músculos zigomático maior e zigomático menor. Cada músculo envolvido na elevação do lábio superior apresenta uma função durante a atividade do sorriso.
Em relação à dosagem da toxina botulínica tipo A, cada local de aplicação possui uma dose específica, levando em conta a sua necessidade. Na maioria dos tipos de sorriso gengival, utiliza-se de 2 a 4 unidades divididas pelos lados ao aplicar.
Quanto à duração: os efeitos da toxina botulínica tipo A é de 3 a 6 meses dependendo da marca e da frequência de aplicação do paciente.
Apesar das controvérsias, a toxina botulínica tipo A é uma alternativa segura, rápida, tecnicamente fácil, pouco invasiva, sem complicações nopós-aplicação é muito eficaz no tratamento do sorriso gengival, principalmente quando o fator etiológico é a hipercontração muscular.